DIRETO DE MOSCOU, NA RÚSSIA – Desconfiança e muito pessimismo rondavam a seleção russa antes da estreia na Copa do Mundo 2018. Compreensível, afinal a equipe não vencia um jogo desde outubro do ano passado. Porém, a goleada sobre a Arábia Saudita, nesta quinta-feira (14), acalma os ânimos dos críticos e une o time da casa com uma torcida ‘turista’.

A maioria dos russos presentes ao Estádio Luzhiniki não acompanha futebol regularmente. A liga local é de terceiro escalão em nível mundial e a modalidade não é a mais popular do país (a verdadeira paixão nacional é o hóquei sobre o gelo).

O comportamento dos torcedores nas arquibancadas durante o duelo de estreia do Mundial deixou bem claro a falta de intimidade com o futebol. Nenhuma canção mais elaborada para incentivar o time. Apenas aquele “Rússia, Rússia”. Mas cantado bem alto, é bom ressaltar.

Quase todo mundo acompanhou o jogo sentadinho, como em um teatro mesmo. Em momentos mais mornos do jogo, o silêncio predominou.

Por tudo isso, um tropeço dos anfitriões fatalmente iria esfriar o clima (já não muito quente) do público local com o Mundial. Mas com o triunfo não.

Os russos, com certeza, se divertiram mais do que o esperado. Viram o time balançar a rede cinco vezes e dá para acreditar que tomaram mais gosto pelo futebol.

Vão se envolver mais com o time, com o torneio e passam a sonhar. Por que não acreditar em uma vaga nas oitavas de final?

A Copa do Mundo agradece a vitória dos donos da casa. вперёд Россия! (Em frente Rússia!)